Cada pessoa tem uma preferência diferente quando o assunto é a forma de estudar. As técnicas de estudo estão ficando cada vez mais imersivas e pautadas no conceito pessoal de cada pessoa. Os antigos planos padronizados não surtem mais tanto efeito, devido o avanço dos estudos cognitivos.
Já é sabido que aprendemos em ritmos distintos e quando planejamos de acordo com as nossas preferências, os resultados são mais expressivos.
Na Psicopedagogia, temos diversas técnicas de adequação dos processos de ensino e aprendizagem e, a cada dia, surgem novos métodos e metodologias que visam estimular e facilitar a aprendizagem.
O Funil de Estudos é uma das técnicas mais recentes no âmbito dos estudos individuais. Com o Funil, o aluno consegue traçar um plano de estudos organizado por etapas, construindo uma linha de estudos sequenciada e alinhada com o seu perfil de aprendizagem.
Estudos comprovam que quando otimizamos a nossa rotina de estudos, temos resultados mais consistentes na aprendizagem. O nosso cérebro se adapta e conseguimos aprender de forma prazerosa e significativa. Grande parte dos estudantes que obtêm êxito em exames acadêmicos fazem uso de alguma técnica de estudo. Entretanto, é importante destacar que só fazer uso de uma técnica não é garantia de sucesso, o aluno precisa de dedicação, disciplina e responsabilidade para que os frutos nasçam.
Sobre a técnica do Funil de Estudos, ela organiza a rotina da seguinte forma:
No início da semana de estudos, são escolhidos os conteúdos que o aluno tem mais facilidade em aprender. É possível organizar até 4 áreas/disciplinas diferentes;
Na etapa seguinte, são escolhidos conteúdos que o aluno não tem muita facilidade, porém que não são considerados difíceis por ele.
É possível organizar até 2 áreas/disciplinas diferentes;
Na última etapa do funil, é escolhido o conteúdo que o aluno
apresenta maior dificuldade para aprender. Deve-se focar na
área/disciplina de forma exclusiva;
É importante revisar os resultados do funil regularmente, para que sejam feitos ajustes quando necessário.
Como você percebeu, a técnica tem uma estruturação simples e de fácil compreensão, porém é preciso considerar elementos cognitivos na hora de selecionar as áreas/disciplinas. Em 2024, organize seus estudos para organizar também a sua vida!
Psicoped. Augusto Bezerra
Psicopedagogo Clínico / Terapeuta ABA
CBO: 2394-25
Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Análise do
Comportamento Aplicada ao Autismo – ABA
Outras Notícias
Belarmino Mariano: “Quando o poder econômico compra o poder político, quem perde são os mais pobres”
Extremos Climáticos, Crimes Ambientais e Acidentes Automobilísticos
Portal Mídia – O Debate Entre Candidatos é um Serviço de Utilidade à Democracia.