A vacinação contra a dengue pelo Sistema Único de Saúde vai começar em fevereiro de 2024 para o público de 10 a 14 anos. Na Paraíba, vão ser 14 cidades contempladas no início da imunização, todas que fazem parte da 1ª Região Mata Atlântica:
Cidades da Paraíba que vão receber a vacina da dengue pelo SUS:
Nesta quinta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou quais cidades vão receber as primeiras doses da vacina da dengue e começar a imunização gratuita no país. A vacina contra a dengue será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro.
Segundo o Ministério da Saúde, as regiões de saúde selecionadas para iniciar a vacinação contra a dengue atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.
Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.
Como vai funcionar a vacinação contra da dengue pelo SUS?
Vão ser vacinadas as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas.
Apesar de o grupo mais atingido ser o de idosos, a vacina não foi autorizada pela Anvisa para essa população porque não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.
O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Doses da vacina da dengue disponíveis
A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro.
Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta contratou 9 milhões de doses.
G1
Outras Notícias
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro; Reunião com a equipe técnica será em Brasília
Infecção por HIV em transplantes é investigada no Rio; Secretaria de Saúde e Cremerj abriram sindicância
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas