O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (29/1), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), processo seletivo que oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em instituições particulares de ensino superior àqueles que nunca concluíram um curso de graduação.
Ao todo, o ProUni do primeiro semestre ofertará 403.711 vagas, sendo 306.908 bolsas integrais e 96.803 parciais (50%).
Os candidatos têm até quinta-feira (1º/2) para se inscrever: basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado do processo seletivo será divulgado em duas chamadas, sendo a primeira em 6 de fevereiro e a segunda, em 27 de fevereiro.
De acordo com o MEC, administração é o curso de graduação com o maior número de bolsas ofertadas nessa edição do programa, com 36.963. Na sequência, estão pedagogia (25.753), ciências contábeis (21.745) e direito (19.113).
Inscrições
O candidato poderá se inscrever nas bolsas integrais (caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo) ou parciais (caso a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos).
Cronograma 1/2024:
- Inscrições: de 29 de janeiro a 1° de fevereiro
- Resultados da 1ª chamada: 6 de fevereiro
- Resultados da 2ª chamada: 27 de fevereiro
- Lista de espera: manifestar interesse entre 14 e 15 de março
- Resultado lista de espera: 18 de março
O que é o ProUni
Criado em 2004, o ProUni é um dos processos seletivos do Ministério da Educação que, a partir dos resultados da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), possibilita o ingresso de milhares de pessoas ao ensino superior.
O programa oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. Podem participar do ProUni estudantes sem diploma de nível superior.
metropoles
Outras Notícias
Amidi avança tratativas com Sebrae para dimensionamento, qualificação e fomento à mídia digital da Paraíba
Central de Transplantes da Paraíba registra 4ª doação de multiórgãos em menos de uma semana
ALPB ganha prêmio nacional com projeto de combate à violência contra a mulher