Convidados da Paraíba e do Rio Grande do Norte conheceram a produção de flores, experiências gastronômicas e de passeios nas cinco principais cidades da região
Agentes de turismo e jornalistas do setor conheceram os principais atrativos da Rota das Flores, novo roteiro organizado por empreendedores, gestores públicos e o Sebrae/PB na região do brejo paraibano. Foram três dias de imersão no universo da floricultura, gastronomia e espaços de vivência e lazer ligados a essa produção agrícola.
Os participantes da visita técnica, que começou na terça-feira (16) e terminou nesta quinta-feira (18), atuam na Paraíba e no Rio Grande do Norte. A ideia foi proporcionar o conhecimento da vivência com os produtores das flores, sendo a maior parte agricultoras, e os desdobramentos dessa cadeia produtiva na gastronomia, economia criativa e turismo de experiência.
De acordo com o analista técnico do Sebrae/PB, João de Deus, que acompanhou o grupo, essa é a primeira Rota de Flores do Nordeste e primeira do Brasil que une a experiência gastronômica com as flores comestíveis e a experiência do turismo em fazer peças cerâmicas e conhecer a história dos floricultores. “Essas visitas têm o propósito de provocar um aquecimento econômico na região. Há mais de dez anos muitas famílias vêm trabalhando com a floricultura e percebe-se o brilho nos olhos dos agricultores que receberam os agentes e a expectativa deles em divulgar seus empreendimentos”, destacou João de Deus.
Ao longo dos três dias, os convidados conheceram as propriedades de produção de flores localizadas em Areia, Pilões, Serraria, Solânea e Remígio. Além de conhecer as propriedades rurais, eles ainda experimentaram os pratos adaptados com as Plantas Não Convencionais (Pancs), lojas de artesanato e de produção de jarros e peças cerâmicas, além de pousadas e hotéis. Para Sidnésio Moura, consultor do Sebrae e jornalista de turismo, a proposta da Rota das Flores é um sucesso e tem tudo para aquecer a economia do brejo. “A gente vê a governança do turismo trabalhando junto com os empreendedores, Sebrae e órgãos públicos. A Rota das Flores é algo diferenciado e é a primeira do Nordeste. É uma rota da economia criativa, mas que também une a gastronomia e o turismo de experiência”, frisou o especialista.
Outras Notícias
Câmara de vereadores é investigada por suspeita de lavagem de dinheiro, em Casserengue, na PB
Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar
Vice rompe com prefeito menos de um mês após posse em Curral de Cima