A Paraíba registrou, nessa quinta-feira (15), a segunda doação de órgãos e tecidos no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em Santa Rita. A doadora foi uma mulher de 45 anos, que deu entrada na unidade hospitalar no início do mês. Foram doados o fígado e as córneas, após a paciente ter a morte encefálica confirmada depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral.
Duas pessoas serão beneficiadas graças ao gesto de amor e generosidade de mais uma família que autorizou a doação. Um doador pode salvar até seis vidas. A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destaca a importância do trabalho realizado em equipe e também a compreensão das famílias durante todo o processo. De acordo com Rafaela, quem é beneficiado com um transplante passa por uma mudança radical na melhoria da qualidade de vida. “O nosso trabalho é no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas que estão aguardando o dia do seu transplante chegar, porque sabemos que sofre não só o paciente, mas toda a família. E, por isso, somos muito gratos à todas as famílias doadoras que, no momento da dor, conseguem pensar no próximo”, destaca. Segundo informações da Central de Transplantes, o fígado vai ficar na Paraíba e as córneas levadas para o Banco de Olhos também da Paraíba. Hospital “Amigo do Transplante” – O Hospital Metropolitano realiza a captação de múltiplos órgãos para transplante como: córneas, rins e fígado. Em setembro de 2019, a unidade recebeu o certificado de “Amigo do Transplante”, título que enfatiza o compromisso em promover ações que incentivam a doação de órgãos.
Outras Notícias
Nota do prefeito Zezinho da Rapadura
Justiça concede habeas corpus para Deolane Bezerra; influenciadora ficará em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica
Homem é executado na pracinha da Baía da Traição-PB