“O Golpe tá aí, caí quem quer!”

Nunca vi uma letra de música tão exata. Parafraseando Jesus, quem nunca caiu em golpe que atire a primeira pedra.

Gostaria de refletir sobre as desculpas do Bolsonaro e seus advogados, sobre o envio de 800 mil para os Estados Unidos, depois que alguns militares rejeitaram seu plano de golpe militar.

A desculpa ou aposta foi muito errada mesmo. Claro que sua ideia era simples, pois com a supervalorização do dólar em seu governo que ultrapassou os 35% de desvalorização do real ficando o dólar no câmbio médio de 5×1. Logo, 800 mil reais, mais as jóias, os Rolex e outras coisas mais, daria para Bolsonaro esperar se o golpe do dia 8 de janeiro daria certo ou não.

O plano de fulga e segurança financeira em médio prazo foram perfeitas. Até os atestados de vacina foram falsificados e lembrem-se que as jóias juntas valiam cerca de 16 milhões. Também é bom saber que mansões e apartamentos de luxo, em nome de laranja já estavam a disposição do mito.

Mas o plano de golpe do dia 8/1 deu ruim, esperavam que Lula pedisse ajuda aos militares, mas Janja alertou que era golpe, esperavam que os “patriotas” quebrassem tudo e os militares entrassem em cena, fazendo uma intervenção militar, apesar da quebradeira, nada disso aconteceu e para piorar os terroristas começaram a ser presos por ordens do STF.

Para piorar, a equipe de Bolsonaro esqueceu de conferir essa coisa do passaporte do ex-presidente, que venceu com a posse de Lula, então ele já estava como imigrante ilegal no país estrangeiro. E em qualquer momento poderia ser preso e extraditado para o Brasil. O vexame seria ainda maior.

Bom, a grana toda continuou nos EUA e as jóias começaram a ser vendidas. Para piorar a situação de Bolsonaro, a equipe econômica de Lula entrou em campo e em menos de seis meses, começou a estabilizar o real frente ao dólar e quem tinha comprado dólar começou a perder dinheiro, os desavisados por Paulo Guedes, começaram a correr do dólar e a moeda se desvalorizou mais ainda.

A desculpa de Bolsonaro foi exatamente essa, mandou “seu dinheiro” para os EUA, pois estava temente das políticas econômicas do novo mandatário. Se no oficial ele enviou quase um milhão, quanto não teria enviado pelo não oficial, através de paraísos fiscais?

Fez um péssimo investimento, pois seus dólares estão se desvalorizando diariamente em um ano de governo Lula.

Resumindo as preocupações de Bolsonaro com o novo governo Lula:

1) no primeiro semestre o Ibovespa cresceu 6%, contrariando todas as previsões do mercado e nos três meses seguintes, o índice deslanchou 15,07%, enquanto o índice de confiança dos investidores no Brasil, subiu para 116.681,32 mil pontos (Einar Rivero, 2023);

2) no primeiro trimestre a cotação do dólar que era de 5,47, caiu cerca 9,7%, ficando na casa dos 4,77 para um real, reflexo da queda na inflação que durante o governo Bolsonaro beirou os dois dígitos em quase 10% e durante o primeiro semestre do governo Lula caiu para 3,9% (IPC15);

3) governo aprovou a reforma tributária que estava no congresso a mais de 30 anos;

4) o Programa de Bolsa Família foi aprovado no valor mínimo de 600 reais, tirando milhões de pessoas da insegurança alimentar, além das dezenas de outros programas sociais;

5) o PIB em crescimento, inflação em queda e juros em queda são reflexos da reconstrução do Brasil. Se esperavam que o Brasil se transformasse na Venezuela ou na Argentina, apostaram errado.

6) Bolsonaro tinha certeza do caos, Paulo Guedes e seus bilhões em paraísos fiscais também tinha certaza do caos, por isso as previsões apocalípticas.

7) então, você que passa pano e apoia esses covardes, deve criar vergonha na cara e reconhecer que o Brasil já ficou bem melhor sem Bolsonaro, pois não queremos bandidos de estimação, sendo anistiados dos seus crimes de lesa pátria.

Por Belarmino Mariano, imagem das redes sociais.