O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, promoveu mais uma ação do Opera Paraíba no Hospital Geral de Mamanguape, onde realizou 280 cirurgias oftalmológicas durante o final de semana – sábado (9) e domingo (10). Foram realizadas 200 cirurgias de catarata e 80 de pterígio.
Segundo o diretor-geral da unidade hospitalar do estado, Rodrigo Oliveira, o programa do Governo do Estado vem cumprindo sua missão e acabando com as filas de espera por procedimentos cirúrgicos e regionalizando o atendimento à população, oferecendo uma assistência de qualidade a todos os usuários do Sistema Único de Saúde. “Mais uma vez, o Opera Paraíba mostra que a regionalização da saúde é possível e que o programa Opera Paraíba é um dos pilares importantes da atenção à saúde na Paraíba, levando atendimento especializado às pessoas que mais precisam”.
“Eu estava vendo tudo embaraçado, ainda mais quando o sol esquentava, aí eu não conseguia enxergar. A visão foi diminuindo e eu fiquei quase cego do olho esquerdo, vou fazer a cirurgia antes que isso aconteça. Graças ao Opera Paraíba, já operei o olho direito e uma hérnia também. Esse programa é muito bom pra gente que não tem condição de fazer particular, esse programa é uma maravilha”, comemorou José Adelaide, de 59 anos, morador do sítio Cuité, no município de Pedro Régis.
Maria Francisca, 58 anos, moradora de Mamanguape, contou que já caiu várias vezes, por não conseguir ver direito à noite, e devido à claridade das luzes dos carros, já não podia mais andar sozinha. “Eu tava quase cega, vejo tudo embaraçado, tenho que tirar a pelezinha de um olho e do outro. Esse programa Opera Paraíba é bom porque está nos ajudando”, ressaltou.
O Opera Paraíba é um programa do Governo do Estado criado em 2019 para acabar com a fila de espera por cirurgias eletivas e levar a interiorização dos serviços de média e alta complexidade até os municípios. Desde que foi lançado, o programa já realizou 94 mil cirurgias em todo o Estado e, hoje, está acontecendo em 27 Hospitais credenciados.
O cadastro no Opera Paraíba é feito nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) das Secretarias de Saúde de cada município. Essas solicitações são então enviadas à Secretaria Estadual de Saúde, que organiza a fila de procedimentos e encaminha o paciente para o hospital mais próximo apto a realizar a cirurgia. A população também pode se cadastrar diretamente pelo site: operaparaiba.pb.gov.br, basta inserir os exames e encaminhamentos necessários
Outras Notícias
Polícia Militar apreende mais de 52 tabletes de maconha e munições de fuzil na Capital
Empresário é sequestrado, e criminosos pedem R$ 50 milhões de resgate, na Paraíba, diz polícia
Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral