A cafeína é uma substância encontrada em alimentos como café, guaraná e cacau. Ela é um poderoso estimulante, que espanta o cansaço, melhora a disposição e aumenta o foco.
De alguns anos para cá, a cafeína em versão concentrada e isolada passou a ser utilizada por atletas após estudos mostrarem que o suplemento potencializa a resposta muscular, aumentando força, velocidade e resistência.
No entanto, a utilização do suplemento de cafeína deve ser feita sob a orientação de um profissional de saúde – uma vez que é preciso avaliar os prós e os contras da indicação individualmente.
Quando em excesso, a cafeína pode provocar dor de cabeça, desconforto gastrointestinal, taquicardia, insônia, nervosismo e tremor. Também é uma substância que pode levar à dependência.
O consumo de cafeína não deve ultrapassar 6 mg/kg, o que equivale a cinco xícaras para uma pessoa de 65 quilos.
O nutricionista esportivo Isaac Nunes, de Brasília, explica que o suplemento de cafeína pode ser usado todos os dias, mas a quantidade a ser ingerida deve ser cuidadosamente dosada de acordo com os outros hábitos alimentares da pessoa.
- “O recomendado é usar a cafeína apenas como pré-treino e não exagerar na dose, pois há efeitos colaterais”, aconselha Isaac.
A indicação é tomar a suplementação entre uma hora e 30 minutos antes do treino e evitar a ingestão à noite.
Quais são os efeitos do uso da cafeína:
1 – Aumenta a energia
Bem integrada à alimentação, a cafeína pode ser uma aliada para melhorar a disposição.
2 – Ajuda no emagrecimento
A cafeína é um termogênico natural, o suplemento acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.
3 – Controla o apetite
O suplemento, assim como a bebida, aumenta a sensação de saciedade.
4 – Melhora o foco
O suplemento ajuda a manter o foco, pois estimula o sistema nervoso.
5 – Permite treinar mais pesado
A cafeína aumenta a tolerância ao esforço físico intenso, adiando o cansaço e a fadiga.
6 – Acostuma o corpo
O uso contínuo pode levar o corpo a se acostumar com a cafeína. Ou seja, com o tempo, a suplementação pode ser tornar ineficaz.
Contraindicações
A cafeína é contraindicada para pessoas hipertensas, mulheres grávidas, crianças e adolescentes. A suplementação não deve ser feita por pessoas ansiosas ou que tenham problemas para dormir.
metropoles
Outras Notícias
Governo da Paraíba adia feriado do Dia do Servidor Público
Preso acusado de estuprar a própria neta em Mamanguape no momento da prisão ou acusado estuprava outra criança com deficiência
Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas