O IBGE e o Novo Mapa da Discórdia

A Geografia Cartográfica do IBGE, 2024 virou polêmica idiota nas redes sociais em todo o Brasil. A Cartografia é a área do conhecimento geográfico que elabora, cartas topográficas e mapas, a partir de projeções que consideram distâncias, graus, coordenadas, escalas e legendas.

A projeção de Marcador, cartógrafo holandês do século XVI é a mais conhecida e usada em todo o mundo e consiste em um mapa do globo terrestre em modelo cilíndrico. Como a Terra é um geóide (esfera imperfeita), com leve achatamento nos pólos e alargamento na circunferência do Equador, sempre ocorrem distorções na representação.

É importante dizer que toda projeção cartográfica é apenas uma representação da superfície da Terra, sempre apresentarão distorções em graus, tamanho aparente e na forma.

Os cartógrafos do IBGE, aproveitando as novas tecnologias, como imagens de satélite, Sistemas de Informações Geográficas (SIG,s), Geoprocessamento, entre outros meios.

Para criar um mapa mundi com o Brasil em seu centro, esse tipo de projeção é considerado como Azimutal, com um ponto central e um modelo tangencial a partir desse centro.

No novo mapa mundi do IBGE com o Brasil ao centro, na medida em que nos afastamos do centro, ocorre uma deformação das extremidades.

Mas o IBGE, usou uma multiplicidade de projeções, criando um mapa em projeção cilíndrica (Mercator) e fundamentos azimutais. Ficou ótimo, bem apresentado, ótima escala e legenda.

As pessoas, sem nenhum conhecimento cartográfico, passaram a criticar o mapa. Um conselho geográfico, estudem e deixem de conversar besteira na internet.

Mapas como esse são feitos por todas as grandes potências, pois permite que tenhamos as reais noções do nosso lugar na Terra. Empresas e governos, em escala global, precisam planejar e projetar suas ações e seus negócios, em especial as transnacionais e as relações diplomáticas internacionais agradecem pelo novo mapa mindi do IBGE com o Brasil ao centro. Os Estados Unidos, a China, a Índia, a Rússia, a União Europeia e muitos outros já usam mapas assim.

Parabéns ao Governo Lula e ao IBGE por trazer essa nova cartogrfia para o Brasil, já estava em tempo.

Por Belarmino Mariano.