O governo da Paraíba abriu 400 vagas para os cursos tecnólogos de ciência de dados e análise de desenvolvimento de sistemas, por meio do projeto “Limite do Visível”, em João Pessoa. As oportunidades são para estudantes que foram alunos de escolas da rede estadual de ensino.
Cada estudante receberá uma bolsa de incentivo no valor mensal de R$ 1 mil pelo período de dois anos, que corresponde à duração total do curso.
Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio entre 2019 e 2023 e não pode possuir qualquer tipo de vínculo empregatício.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, por meio de um formulário eletrônico, em https://sigfapesq.ledes.net/.
Para ajudar no processo de inscrição dos estudantes, uma equipe técnica especializada ficará disponível na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no polo de João Pessoa.
O projeto “Limite do Visível” é realizado pelo Governo da Paraíba, UEPB e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq). O objetivo da iniciativa é fomentar a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento do estado, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação.
O início das aulas está programado para o dia 29 de julho, em conformidade com o calendário acadêmico da UEPB.
Detalhes sobre as vagas
Das 400 vagas oferecidas, 160 são para a entrada para o curso de análise e desenvolvimento de sistemas e 240 vagas para o curso de ciências de dados.
Os candidatos têm a flexibilidade de selecionar os cursos baseando-se nos critérios a seguir:
Opção única
Escolher somente um curso, de acordo com a preferência pessoal, sem a obrigação de indicar uma segunda opção.
Dupla opção
Optar por até dois cursos, especificando claramente a preferência como primeira e segunda opções, criando uma ordem de prioridade entre eles.
O curso de análise e desenvolvimento de sistemas gradua profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e na sociedade.
Já o curso de ciências de dados forma profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.
G1
Outras Notícias
Intervenção policial mata um negro a cada 4h em 9 estados brasileiros
Polícia apreende drogas e uma espingarda na cidade de Sousa