O vice-governador Lucas Ribeiro esteve, na manhã desta sexta-feira (19), Dia dos Povos Indígenas, no município de Baía da Traição, tradicional reduto dos potiguaras, ocasião em que entregou uma série de ações realizadas pelo Governo da Paraíba, como a passagem molhada da Aldeia São Francisco, e anunciou iniciativas que vão fortalecer ainda mais a cultura dos povos originários do Estado, como a criação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação para professor Indígena, iniciativa que vai tornar possível a realização de concurso público específico para a categoria.
Na solenidade, que ocorreu no Terreiro Sagrado da Aldeia São Francisco e contou com diversas apresentações da cultura indígena durante todo o dia, como a Pajelança das Furnas Sagradas, da qual Lucas participou, foi anunciada também a realização do Opera Paraíba exclusivamente para a população Indígena, contemplando, além de Baía da Traição, os municípios de Marcação e Rio Tinto, com cirurgias eletivas de vesícula, hérnia, catarata, cirurgias ortopédicas, urológicas e de vasectomia, entre outros. Ocorrerá também oferta de exames de mamografia para mulheres indígenas, entre outros.
Lucas Ribeiro destacou o respeito do Governo da Paraíba pelos povos indígenas. “Nós fazemos parte de um Governo que respeita, que se dedica e que trabalha pelos nossos povos indígenas. Isso é demonstrado através de diversas ações, como as entregues e anunciadas aqui no dia de hoje, e através de realizações concretas e reconhecidas por eles”, disse.
“Hoje anunciamos um pedido especial do governador João Azevêdo, que vai ser enviado à Assembleia Legislativa da Paraíba: um PCCR com cargo para professor Indígena. Com isso, em breve teremos um concurso específico para essa categoria. É um anúncio que demonstra mais uma vez como é forte a política de inclusão do nosso Governo, o que me deixa extremamente feliz com essas políticas afirmativas”, acrescentou Lucas Ribeiro.
A secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Lídia Moura, disse que a relevância das ações entregues e anunciadas demonstra o respeito e o compromisso do Governo da Paraíba na preservação da cultura e com a cidadania dos povos indígenas. “Essas ações do Governo da Paraíba são garantidoras da cidadania desses povos. Quando a gente observa que será criado um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Educação com cargos específicos para professor Indígena, podemos afirmar que hoje é um dia histórico, que vai garantir a preservação dessa cultura”, destacou.
O prefeito de Baía da Traição, Serginho Lima, afirmou que as ações que vêm sendo feitas para a melhoria na qualidade de vida dos indígenas pelo Governo da Paraíba se estendem a todo o município. “Em nome da população de Baía da Traição, quero agradecer a presença constante do Governo do Estado no nosso município, nas mais diversas ações: com calçamento, na construção de escolas, na construção de passagem molhada. E, hoje, mais ações e entregas para nossos irmãos indígenas, que têm tido suas reivindicações atendidas por esta gestão, com esse olhar diferenciado para os povos indígenas, para os nossos irmãos potiguaras”, comentou.
Primeira prefeita indígena do País, Lili, do município de Marcação, também agradeceu as ações do Governo do Estado pelos povos indígenas. “Como indígena, hoje é um dia muito importante, e eu não poderia deixar de agradecer esse olhar que o governador João Azevêdo, que o vice Lucas têm tido com os nossos povos, dos quais tenho orgulho de fazer parte. São iniciativas que só fortalecem a nossa cultura”, externou.
O deputado estadual Eduardo Brito destacou que a união entre os poderes Executivo e Legislativo tem proporcionado dias melhores para os povos indígenas. “Um exemplo disso é esse PCCR. Nós precisamos nos unir e dar celeridade, para que ele se torne lei efetivamente, para que nós possamos dar esse espaço para os povos indígenas. Sabemos que esse povo tem buscado qualificação, tem buscado se profissionalizar — hoje temos estudantes de medicina, temos dentistas, enfermeiros, professores”, completou.
Por sua vez, o cacique-geral dos potiguaras, Sandro Gomes, agradeceu as ações do Governo da Paraíba em prol desse povo. “O governador João Azevêdo e o vice Lucas Ribeiro têm sido grandes parceiros do nosso povo, com muitos benefícios trazidos para cá”, disse.
A solenidade de anúncios e entregas para os povos indígenas de Baía da Traição contou, ainda, com a presença do secretário de Estado da Educação, Roberto Souza; com o secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos; com a secretária-executiva da Mulher e Diversidade Humana, Cristiana Almeida; Bivar de Sousa, secretário-executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido; com o secretário-executivo do Empreender-PB, Fabrício Feitosa; entre outros auxiliares da gestão estadual e de autoridades de órgãos como a Funai e a Defensoria Pública da Paraíba.
Ações entregues — As ações do Governo da Paraíba para comemorar o Dia Nacional dos Povos Indígenas contemplaram, ainda, a distribuição de 100 mil alevinos, uma tonelada de feijão, uma tonelada de milho e 500 arrobas de inhame, além de duas mil mudas de árvores, frutíferas e nativas para reflorestamento; e assinaturas de contratos do programa Empreender Paraíba, no valor de R$ 81,5 mil.
Outro destaque foi a entrega da passagem molhada da Aldeia São Francisco, reivindicação antiga dos potiguaras e construída por meio do Projeto PB Rural Sustentável.
A construção de uma nova oca também foi uma ação do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Paulo Gustavo) entregue neste Dia dos Povos Indígenas aos potiguaras de Baía da Traição.
Outras Notícias
A luta pela defesa das prerrogativas e avanços para a advocacia: A candidatura de Fábio Mariano à Presidência da OAB Guarabira
TRE-PB acata recurso do MPE e indefere candidato que teria simulado casamento, em Mulungu
“Marcia Sensitiva agora é Preventiva”