OPERA PARAIBA PEDIÁTRICO: Bebê de 1 ano é cirurgiado no Hospital Regional de Guarabira e médicos comemoram êxito no procedimento

OPERA PARAIBA PEDIÁTRICO: Bebê de 1 ano é cirurgiado no Hospital Regional de Guarabira e médicos comemoram êxito no procedimento

O final de semana no Hospital Regional de Guarabira, Antônio Paulino Filho,  foi marcado pela realização de mais um Opera Paraíba Pediátrico, que realizou cirurgias em 10 pacientes entre crianças e adolescentes. Desde que implantado em fevereiro desse ano de 2024 no HRG, o Opera Paraíba Pediátrico atendeu 90 crianças com idades entre 1 e 16 anos. As cirurgias realizadas com maior frequência são: hérnias inguinais, umbilicais e postectomias.

Entre os pacientes cirurgiados neste final de semana, um bebê de apenas 1 ano foi submetido a uma cirurgia de hénia inguino escrotal. O paciente é da bairro do Cordeiro, Guarabira, Agreste paraibano. A equipe de profissionais responsáveis pela cirurgia, comemoraram o êxito do procedimento. O paciente ja está em casa em recuperação.

O que é hérnia inguino escrotal?

A hérnia inguinal é aquela que ocorre na virilha, no local de passagem dos testículos de dentro do abdômen para fora dele. Ela passa a ser considerada uma hérnia inguino-escrotal quando o saco herniário se estende até a bolsa escrotal, o que é mais comum em pacientes com hérnias de longa data.

Como funciona o programa Ópera Paraíba?

Para ser atendido no Programa Opera Paraíba, o usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.