Influencers criam nova tendência com filmes independentes no YouTube

Uma nova tendência está se popularizando no mundo dos influencers: os filmes independentes no YouTube. Com um grande alcance nas redes sociais por conta dos milhões de seguidores, alguns criadores de conteúdo digital estão produzindo e publicando filmes completos na plataforma de vídeo, de forma gratuita.

A influencer Sofia Santino, que conta com 4 milhões de seguidores no Instagram, lançou o filme 4 – A Posição da Morte no YouTube. O novo projeto é uma comédia que mescla terror com a pegada trash e teve roteiro escrito por ela, que também participou da produção. Em entrevista ao Metrópoles, Sofia falou sobre a novidade.

“A gente pensou em um filme com a pegada trash, mas com um elenco menor e locações mais fáceis. Começamos a produzir e a gravar o filme ainda em outubro de 2023. Contratamos uma equipe técnica para a captação de tudo e a minha própria equipe de assessoria esteve à frente com a produção geral, então trabalhamos de forma bem independente”, explicou.

No elenco do filme estão Doarda, Bomtalvão e Ciclopin, influencers que também contam com milhões de seguidores no Instagram. Assim como Sofia, todos eles fizeram ou fazem curso de teatro e estão se profissionalizando no mundo da atuação.

Além disso, Whindersson Nunes faz uma participação no longa-metragem. O comediante também está englobado na nova tendência de filmes no YouTube e tem algumas produções lançadas na plataforma. Em 2023, ele divulgou o filme Gota D’Água, com a participação especial da atriz Zezé Motta.

O enredo conta a história de um casal de agentes secretos que estão aposentados há mais de 7 anos e está se separando. De repente, eles são surpreendidos por uma tentativa de assassinato que fará Edson e Mariana, interpretados por Whindersson e Elana, lutar por sua própria vida e buscar respostas para esse mistério. Atualmente, o vídeo conta com 3,4 milhões de visualizações.

Com o sucesso no YouTube, os influencers têm espaço no mercado audiovisual?

Tendo em vista o sucesso dos filmes no YouTube, o Metrópoles conversou com o diretor de cinema Marcus Ligocki para entender de que maneira a nova tendência influencia no mercado audiovisual.

Para a entrevista, o cineasta assistiu, em partes, quatro produções disponíveis na plataforma: 4 – A Posição da Morte (Sofia Santino)A Influencer Conceitual (Mansão Movie)Gota D’Água (Whindersson Nunes) e Últimos 100 Dias (Henrique Samuel).

“Para mim foi uma surpresa. Eu não conhecia essa tendência, vi algumas produções e elas já têm milhões de visualizações. É um produto bastante interessante para um universo como esse do YouTube, porque reúne influenciadores e dialoga com o público que já está na plataforma assistindo conteúdo e seguindo esses profissionais”, afirmou.

“É uma inovação muito interessante, porque a narrativa audiovisual, com histórias mais longas, é muito rica. Ela permite esse envolvimento maior das pessoas, um entretenimento mais longo, uma nova opção de diversão mais estruturada. Eles estão fazendo o dever de casa, estão estudando bastante a linguagem, procurando produzir da forma mais impactante, cada um com seus recursos, mas com abordagens interessantes e sofisticadas”, analisou.

Além de diretor, Marcus Ligocki também é produtor, roteirista e está diretamente envolvido com o cinema independente. Na avaliação dele, os quatro filmes disponíveis gratuitamente no YouTube possuem mais qualidades que defeitos e podem contribuir para o cenário do audiovisual brasileiro.

“É uma iniciativa muito positiva e promissora para o audiovisual brasileiro, pois tende a formar mais público para o conteúdo nacional. Isso acaba se expandindo também para as salas de cinema. Além disso, tem o potencial de revelar talentos como atores, fotógrafos e produtores que podem trabalhar no universo do YouTube e também nas salas de cinema, no streaming e nos canais de TV aberta. Não existem barreiras para os bons profissionais”, afirmou.

Integração entre YouTube, streaming, cinema e TV aberta

Cada vez mais as personalidades da web estão ganhando espaço no audiovisual. Jade Picon, por exemplo, fez parte do elenco de Travessia, novela da TV Globo. Rafa Kalimann, que fez sucesso nas redes sociais, está no ar em Família é Tudo, também da Globo.

Julio Cocielo e Thaynara OG também já protagonizaram um filme que ganhou as telonas dos cinemas brasileiros. Para o cineasta Marcus Ligocki, tal caminho pode ser seguido pelos influencers que estão se destacando com os filmes no YouTube, como Sofia Santino, Doarda, Bomtalvão e Ciclopin, tendo em vista a profissionalização na atuação e na produção que estão sendo apresentadas.

“Algumas dessas obras tem plano de fotografia, de cortes, edição e diálogos mais fluidos. É uma questão de estilo, maturidade, mas achei maravilhoso que essas pessoas com canais tão grandes estejam desfrutando disso para contarem suas histórias em novos formatos”, afirma.

O caminho inverso, dos grandes produtores e atores aprendendo com a nova tendência do YouTube, também é possível. “Quem está produzindo para cinema e televisão também tem uma oportunidade de aprender com essas obras do YouTube, com uma linguagem que está sendo consumida e apreciada por um grande público on-line”, concluiu.

metropoles