O lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa virou escândalo e tomou conta da opinião pública nos últimos dias. Nesta terça-feira (14), dois quiosques foram embargados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e estão fechados. No entanto, a população vem questionando o motivo do Bar do Cuscuz, também flagrado lançando esgoto na orla, continuar funcionando. Abaixo, o ClickPB explica a situação.
Em contato com o ClickPB, o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, explicou que tanto o Bar do Cuscuz como o quiosques cometeram o mesmo crime ambiental. Ambos estavam lançando esgoto tanto na rede coletora da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) como na galeria de água da chuva.
Como visto pelo ClickPB, no Bar do Cuscuz, os agentes da Sudema conseguiram tampar a saída de esgoto do Bar do Cuscuz para a galeria de água da chuva. No entanto, o mesmo não ocorreu com os quiosques embargados.
“Nós conseguimos tampar essa saída de esgoto do Bar do Cuscuz para a galeria pluvial. Com isso, eles estão usando apenas a rede da Cagepa, por isso não foram embargados. Nos quiosques a situação foi diferente. Não conseguimos deixar eles usando a rede coletora. Se nós fechássemos a saída para a galeria da água das chuvas o esgoto iria extravasar. Por isso decidimos embargar os estabelecimentos, porque se tampássemos a saída para a galeria e eles continuassem funcionando o esgoto seria jogado para a areia da orla ou para a calçadinha, ficando à céu aberto”, argumentou Marcelo Cavalcanti.
Quiosques multados
Nesta terça-feira, a Sudema multou, em R$ 4.987,50, cada um, os quiosques Rei do Coco e dos Atletas. No local, agentes do órgão constataram lançamento de esgoto na rede de água da chuva.
As ações contra os estabelecimentos que estão cometendo crime ambiental fazem parte da Operação Praias Limpas. Ela é uma ação conjunta realizada pela Sudema, Cagepa, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria Municipal de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra) e Polícia Federal.
Movimento questiona poluidores e pede socorro
No sábado (11), moradores, lideranças políticas, ongs e movimentos sociais protestaram durante o movimento ‘Esgotei’, no Busto de Tamandaré. A ação cobrou melhorias na balneabilidade das praias de todo o estado e pediu responsabilização dos estabelecimentos flagrados poluindo a orla.
clickpb
Outras Notícias
VICE-GOVERNADOR DA PARAÍBA DESTACA TRAJETÓRIA, HISTÓRIA E CAPACIDADE DE RANIERY
Polícia Militar apreende mais de 52 tabletes de maconha e munições de fuzil na Capital
Empresário é sequestrado, e criminosos pedem R$ 50 milhões de resgate, na Paraíba, diz polícia