Seguir uma dieta balanceada nem sempre garante a quantidade diária de vitaminas para o corpo. Na tentativa de preencher as lacunas nutricionais, há uma diversidade de vitaminas e suplementos que podem ser incorporados à dieta — não de qualquer jeito. Ao portal Prevention, especialistas em nutrição contaram que o horário pode ser um fator determinante para a eficácia das vitaminas.
O nutricionista Jim White explicou que elas podem ser dividas em duas categorias, solúveis em água e solúveis em gordura. Quando se trata das vitaminas solúveis em água, o especialista alerta que elas “não ficam armazenadas nos tecidos do corpo, tendo que ser consumidas regularmente, em qualquer hora do dia”, complementou.
Vitamina C
De acordo com colunista de nutrição, Thaiz Brito, a vitamina C é essencial para o funcionamento dos vasos sanguíneos, formação e crescimento de pele, ossos e tecido conjuntivo. Além disso, ajuda a manter gengivas e dentes saudáveis, auxilia na absorção de ferro e na formação de glóbulos vermelhos.
Vitamina B
A especialista em nutrição e psiquiatra com formação pela Universidade de Harvard Uma Naidoo lista as vitaminas do complexo B como agentes que auxiliam o funcionamento do cérebro e operam como um “medicamento” antienvelhecimento capaz de prevenir a região de problemas neurológicos que surgem com avançar da idade.
Biotina
Segundo uma publicação do Very Well, revisada pela nutricionista Melissa Nieves, a biotina ou vitamina B7 é popularmente conhecida por fortalecer cabelos e unhas.
Além disso, a especialista revela que o micronutriente também desempenha um papel vital para a produção de energia, a saúde do sistema nervoso e outras funções corporais.
Quando se trata das vitaminas solúveis em gordura, White sugeriu que a ingestão dos suplementos seja feita junto de uma refeição. ”As vitaminas lipossolúveis são diferentes das vitaminas solúveis em água porque precisam ser consumidas com uma refeição que contenha gordura para ajudar a decompô-la e ter uma absorção adequada”.
Entre as vitaminas solúveis em gorduras, o especialista listou as três mais conhecidas:
Vitamina A
De acordo com a publicação do site Health, revisado pela nutricionista Jamie Johnson, a vitamina A desempenha um papel fundamental para a melhorada visão, no crescimento ósseo, na reprodução, nas funções celulares e no sistema imunológico.
Vitamina D
De acordo com a nutricionista Christa Brown, do site Eating Well, a vitamina D é um nutriente e hormônio essencial associado à saúde dos ossos, à função muscular e ao apoio ao sistema imunológico, entre muitos outros benefícios. Uma revisão científica publicada na revista Nutrients, em 2020, demonstrou que a vitamina D também reduz a inflamação, regula processos celulares e o metabolismo e promove a imunidade.
Vitamina E
A vitamina E está no time das que atuam para melhorar o aspecto da pele. De acordo com a especialista Thaiz Brito, a vitamina E é conhecida pela sua potente ação antioxidante, associada à proteção das células da ação danosa dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Pode tomar vitaminas com estômago vazio?
Segundo o site Business Insider, as vitaminas solúveis em água são melhores absorvidas e metabolizadas pelo corpo quando consumidas em jejum. Para conseguir um resultado ainda mais eficaz, a nutricionista Alana Kessler reitera que é melhor tomá-las pela manhã.
O site também indica que o ferro tem um melhor desempenho quando consumido de estômago vazio. De acordo com a publicação, certos alimentos, especialmente os laticínios, podem bloquear a absorção do ferro. Os probióticos também foram listados pelo site.
De acordo com um estudo publicado pela National Library of Medicine, os probióticos que contêm Lactobacillus e Bifidobacterium têm um melhor desempenho quando são tomados até 30 minutos antes das refeições.
Efeitos da vitamina x horário
Os efeitos que a vitamina podem ter no corpo também ajudam a definir o melhor horário que elas serão consumidas. Ainda de acordo com o nutricionista Jim White, por exemplo, as vitaminas B podem ajudar na produção de energia. “Por isso pode fazer mais sentido tomar as vitamina B logo pela manhã”, disse White. Para quem deseja uma noite mais calma, o especialista indica tomar uma dose de magnésio antes de dormir.
metropoles
Outras Notícias
Empresário Deda Claudino “detona” prefeita eleita de GBA Léa Toscano
Câncer de pele gera R$ 4,6 mi em custos hospitalares em quase 2 anos
Voto de Toffoli responsabiliza redes por conteúdos ilegais de usuários