Lesa Pátria: presos do 8 de Janeiro chegam a 50, e 159 estão foragidos

Reprodução: Hugo Barreto/Metrópoles

O número de presos na nova fase da Operação Lesa Pátria da última quinta-feira (6/6) chegou a 50, segundo atualização feita pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (7/6). A PF continua realizando diligências para localização e captura de outros 159 condenados ou investigados considerados foragidos.

As 50 pessoas foram presas nas seguintes unidades da Federação: Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal. As diligências da PF também mostraram que cerca de 65 pessoas consideradas foragidas entraram na Argentina e pediram refúgio no país. Nenhum dos procurados passou pelos controles migratórios.

Os alvos são condenados que não se apresentaram para cumprir pena, ou seja, foragidos. A ação também abrange investigados que descumpriram medidas judiciais, como aqueles que não fizeram uso de tornozeleira eletrônica, ausentaram-se do domicílio sem comunicar o juízo e apresentavam risco de fuga.

O objetivo da operação era capturar réus que financiaram e fomentaram os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões em face de vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no início do ano passado.

Segundo o governo, são investigados os seguintes crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime; e
  • destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.

Metrópoles