Porzingis brilha e Celtics amassam Mavericks em jogo 1 das finais

Boston Celtics e Dallas Mavericks se enfrentam nesta quinta-feira (6) pelo Jogo 1 das Finais da NBA Arte ESPN

Depois de oito dias sem jogar, o Boston Celtics voltou em sua melhor forma ao TD Garden, para enfrentar o Dallas Mavericks no jogo 1 das finais da NBA, na noite desta quinta-feira. Com o regresso brilhante do pivô letão Kristaps Porzingis, que fez a diferença tanto no ataque quanto nos bloqueios, a equipe superou os visitantes por 107 a 89, e abriu a série na liderança, por 1 a 0.

Boston Celtics x Dallas Mavericks jogo 1 final NBA Porzingis — Foto: Peter Casey/USA TODAY Sports via Reuters Connect

Kristaps Porzingis entrou ainda nos minutos iniciais do primeiro período e fez a diferença em quadra na defesa da franquia exibindo um ataque consistente. O pivô não deu espaço para a ofensiva dos Mavericks. Em vez disso, criou desconforto na equipe adversária, que parecia desconcentrada. Apesar de Jayson Tatum parecer mais coadjuvante que de costume, o Celtics não perdeu o foco em momento algum. No primeiro tempo, foram 24 rebotes e 15 assistências de Boston, contra 16 rebotes e cinco assistências do grupo de Dallas.

Jason Kidd abriu a quadra em força máxima com Luka Doncic, Kyrie Irving, Derrick Jones Jr, PJ Washington e Daniel Gafford. Joe Mazulla não fez diferente pela equipe da casa, e escalou seus maiores astros para o primeiro confronto das finais, com Jrue Holiday, Derrick White, Jalen Brown, Jayson Tatum e Al Horford.

As duas equipes se enfrentam novamente no próximo domingo (9), para o jogo 2 da série das finais da NBA. A partida será às 21h (de Brasília) no TD Garden, casa dos Celtics.

O Jogo

Kyrie Irving e Jayson Tatum — Foto: Adam Glanzman/Getty Images

1º período: Jogo começa equilibrado, mas Celtics arrancam

O jogo começou animado, com cinco pontos para cada lado. Doncic perdeu a bola da mão e ficou sem acreditar. Os Mavs fizeram cinco pontos sem resposta, até Horford e Jaylen Brown recuperarem a diferença e tomarem a frente. Kristaps Porzingis entrou aos sete minutos pelo Celtics, fazendo sua reestreia depois de 10 jogos afastado. O Celtics exibiu um verdadeiro show em quadra e dominou quase todo o tempo até fechar em 20/37.

Tatum e Doncic em duelo entre Celtics e Mavs — Foto: Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images

2º período: Mavs somem e Celtics aproveitam a brecha

No segundo período, o Mavs parecia adormecido. Jaylen Brown abriu bem, Sam Hauser mandou uma bola de três, mas logo fez uma falta sobre P. J. Washington, que converteu dois lances livres. Brown mandou uma enterrada e Doncic converteu para o Mavs. Tatum segurou o armador esloveno, que não pontuou, e Brown executou mais uma enterrada. Porzingis cresceu novamente, com 18 pontos em 13 minutos totais de jogo no primeiro tempo. Os Celtics foram para o intervalo com 20 pontos de vantagem.

3º período: Mavs reagem, mas não é suficiente

Derrick White anotou cinco pontos consecutivos para abrir o período, mas Luka Doncic, Kyrie Irving e P.J. Washington reagiram pelos visitantes. Jrue Holiday converteu dois arremessos depois de sofrer falta de Derrick Jones Jr. e Jayson Tatum apareceu para um bandeja. O confronto entre duplas que chamou atenção na última partida pareceu reacender no terceiro quarto, com Doncic e Irving mais atentos e Tatum e Brown mais reativos. Derrick Lively chegou a cinco faltas depois de distribuir cotoveladas. A diferença, que já tinha chegado a vinte, foi para oito pontos, mas voltou a subir, fechando em 76/86.

Dallas Mavericks e Boston Celtics — Foto: Garrett Ellwood/NBAE via Getty Images

4º período: Celtics fazem arrancada final e determinam a vitória

Com vantagem larga no placar, os Celtics apenas precisaram administrar o último quarto, sem grandes esforços. Joe Mazulla aproveitou para colocar os jogadores do banco para rodar, com muita tranquilidade. O Mavs mostrou uma pequena evolução em quadra, com a melhor parcial do jogo, por 23/21, mas a franquia de Boston saiu vitoriosa por 107 a 89.

GE/NBA