Janaína Xavier saiu do Grupo Globo em maio de 2022, após 23 anos na emissora. Em uma entrevista recente, a ex-apresentadora do SporTV revelou que começou a sentir que estava perdendo espaço no canal por ser vista como “bonita demais” pelos colegas. Ela acredita que a emissora estava em busca de “outros padrões” e, por isso, foi demitida.
Segundo Janaína, a Globo decidiu, na época, incluir “meninas mais cheinhas” e “mulheres pretas” na programação. “Chegou um momento em que senti que estavam me tratando como ‘você é muito bonita para estar aqui’, e havia essa ideia de incluir a menina mais ‘cheinha’. Cada um tem sua visão de beleza. Não estou dizendo que as mais cheinhas não são bonitas. Muito pelo contrário. Estou falando da perspectiva deles”, contou no podcast Benja Me Mucho, apresentado por Benjamin Back.
A ex-apresentadora ressaltou que sempre foi a favor da meritocracia e, hoje, na sua visão, a questão gira em torno dos “perfis diferentes”: “Isso é na minha visão. Na pressa de mostrar a diversidade quando a questão é contratar uma mulher ou um homem, eles vão na mulher. Uma mulher preta ou branca, vão na preta. Ela é cheinha e fora dos padrões, a outra é muito bonita, perua… vamos na primeira”.
Janaína também recordou que, aos 43 anos, durante a pandemia, precisou se afastar do trabalho devido à sua segunda gravidez. Após a licença-maternidade, a emissora optou por manter Mariana Fontes como sua substituta definitiva.
“Fiquei magoada mais com as pessoas do canal do que com a empresa em si. Foi difícil. Depois da minha demissão, muitos desapareceram”, desabafou.
metropoles
Outras Notícias
Amidi avança tratativas com Sebrae para dimensionamento, qualificação e fomento à mídia digital da Paraíba
Central de Transplantes da Paraíba registra 4ª doação de multiórgãos em menos de uma semana
ALPB ganha prêmio nacional com projeto de combate à violência contra a mulher