O União Brasil, o MDB e mais sete partidos políticos homologaram, nesta quarta-feira (24), durante convenção partidária realizada no ‘O Zenobão’, os nomes de Léa Toscano (União Brasil) e Raimundo Macêdo (MDB) como candidatos a prefeita e vice-prefeito de Guarabira nas eleições deste ano. Durante o discurso, Léa reforçou o compromisso de cuidar da população e de projetar o município para o futuro.
“Nosso compromisso é com o povo e nossa missão é projetar Guarabira para o futuro. Aceitei o desafio que me foi confiado pelo povo da nossa cidade para trabalhar muito com o objetivo de transformar vidas. Estou muito feliz e agradecida por esse apoio e por essa multidão que compareceu à nossa convenção. Quero agradecer ainda a cada um que está e estará ao nosso lado nessa caminhada. Vamos à vitória. Quando eu quis ser prefeita, vocês estavam comigo, quando voltei vocês estiveram comigo novamente, quando fui candidata a deputada estadual, vocês me acolheram. Agora que vocês me chamaram, eu não poderia negar, porque um chamamento de Guarabira é maior do que qualquer coisa”, disse Léa Toscano.
Em sua fala, ela fez uma homenagem ao seu marido, o ex-prefeito Zenóbio Toscano. Com uma camisa na mão com a sua fotografia, camisa antiga de uma campanha passada, Léa falou da importância de Zenóbio em sua vida e que ele foi o seu grande professor. “Se ele estivesse aqui, estaria me apoiando”, falou.
Raimundo Macêdo, que foi anunciado como candidato a vice-prefeito pelo prefeito Marcos Diôgo, agradeceu a escolha do seu nome para compor a chapa majoritária e disse que estará ao lado da maior benfeitora de Guarabira. “Muito obrigado ao povo de Guarabira pelo apoio ao nosso nome para compor essa chapa. Vamos caminhar juntos pelo bem de Guarabira”, afirmou.
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) disse que o início da caminhada de Léa nas eleições deste ano tem o aval do povo e, por isso, será vitoriosa. Camila lembrou das ações realizadas em Guarabira desde as gestões de Zenóbio Toscano e Léa Toscano, que transformaram a cidade e a colocaram em outro patamar. “Com amor, Guarabira caminhará rumo ao futuro com Léa, o nosso bem mais precioso. Esta será a campanha mais bonita da nossa cidade porque, quando o povo quer, a caminhada é vitoriosa”, disse.
O senador e presidente estadual do União Brasil, Efraim Filho, disse que a eleição de Léa em Guarabira é uma das prioridades do partido na Paraíba. “Esse foi o primeiro passo de uma caminhada vitoriosa com Léa e Raimundo. Estaremos juntos para trabalhar, em Brasília, por Guarabira e seu povo. Para dar início, já estamos destinando recursos para melhorar a estrutura do Memorial Frei Damião. Estamos juntos, Guarabira!”, garantiu.
De acordo com o senador, vice-presidente do Senado e presidente estadual do MDB, Veneziano Vital do Rêgo, a presença do público na convenção foi histórica. Disse que a presença do MDB na chapa majoritária amplia ainda mais a responsabilidade de trabalhar por Guarabira. “É lindo ver que o povo de Guarabira está com Léa e Raimundo, assim como nós e o vermelho do nosso partido, que estará com eles nessa caminhada vitoriosa”, frisou.
A convenção contou com a presença dos pré-candidatos a vereador pelo União Brasil, MDB, Solidariedade, PSD, Progressistas, PL, Federação PSDB e Cidadania, PRB e Podemos, além dos deputados federais Ruy Carneiro e Romero Rodrigues; o deputado estadual Tovar Correia Lima e o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima.
Perfis
Candidata a prefeita – Maria Hailéa Araújo Toscano foi casada com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Guarabira, engenheiro civil Zenóbio Toscano de Oliveira. Formada em administração pública e mãe de quatro filhos, entre eles a deputada estadual Camila Toscano (PSDB), além de Vanina, Tiago e Daniela. Iniciou a carreira política em 1983, coordenando ações sociais em Guarabira no governo de Zenóbio Toscano. Em 1996, disputou a eleição municipal e tornou-se a primeira mulher prefeita da cidade de Guarabira em mais de cem anos de história. Foi reeleita em 2000. Já em 2010, Léa Toscano foi eleita deputada estadual.
Candidato a vice-prefeito – Raimundo Alves de Macêdo Sobrinho é professor, formado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba, casado com Verônica Félix de Macêdo e pai de Letícia e Lilian, avô de Laís e Lara. Foi Secretário de Educação de Guarabira por 8 anos, nos governos de Zenóbio Toscano, e criador do transporte universitário. Foi eleito vereador em 2016 e reeleito em 2020, sendo o mais votado nas duas eleições. Atualmente, é o Presidente da Câmara Municipal.
Outras Notícias
Amidi avança tratativas com Sebrae para dimensionamento, qualificação e fomento à mídia digital da Paraíba
Central de Transplantes da Paraíba registra 4ª doação de multiórgãos em menos de uma semana
ALPB ganha prêmio nacional com projeto de combate à violência contra a mulher