Investir em ações de proteção à saúde mental é uma iniciativa estratégica para manter o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho e gerar mais bem-estar no desempenho dos colaboradores em suas atividades. No Brasil, o afastamento de profissionais de suas funções por motivação de doenças mentais é um dos principais desafios enfrentados no espaço empresarial. Neste contexto, o Sebrae/PB destaca algumas orientações aos donos de pequenos negócios, visando reduzir esse risco e criar uma promoção de saúde com foco na integridade psicológica.
De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Sonia Martins, o empreendedor deve sempre pensar em um ambiente de trabalho que seja acolhedor e faça o colaborador se sentir confortável para desempenhar suas funções. “Um ambiente de trabalho acolhedor gera confiança e faz toda a diferença no rendimento e na qualidade de vida dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da empresa”, explica.
Por outro lado, a analista técnica enfatiza que para prevenir o surgimento de doenças mentais dentro da empresa, os proprietários precisam criar ações de proteção à saúde. Uma das orientações é trabalhar o desenvolvimento de projetos que gerem experiências positivas como a troca de ideias, buscando o crescimento de todos e a construção de um diálogo aberto com a organização de uma agenda e a inclusão de atividades saudáveis que estimulem a participação do colaborador.
“Para tanto, é importante realizar um mapeamento da situação e identificar pontos de atenção dentro da empresa. É necessário destacar ainda que o proprietário ou a proprietária devem estar abertos para buscar melhores soluções para a saúde mental dos trabalhadores”, disse Sonia Martins.
Outra dica importante é manter uma comunicação objetiva e clara. Esse ponto é fundamental para evitar ruídos, reduzindo os riscos de futuros problemas que podem ocasionar em situações de risco à saúde mental. A inclusão de um profissional especializado com atuação na área de saúde mental também é uma orientação que pode auxiliar os donos de pequenos negócios, a partir do planejamento de ações visando a promoção à saúde de seus colaboradores.
Além de indicar preocupação com seus colaboradores, a adoção de ações voltadas à promoção da saúde faz da empresa uma organização mais sustentável, tornando viável a construção de maiores resultados, preservando a qualidade do rendimento profissional em sua estrutura interna de funcionamento.
Outras Notícias
COLIGAÇÃO DO MDB EM BORBOREMA SOMA MAIS DE R$ 55.000,00 EM MULTAS ELEITORAIS
Debate é na TV Mídia: Embate entre os candidatos a vice-prefeito de Guarabira-PB
Vereadora é alvo de operação contra aliciamento violento de eleitores em João Pessoa