O colágeno é uma proteína produzida pelo nosso organismo que tem o papel de manter a firmeza, a elasticidade e o viço da pele, assim como fortalecer os ossos e os músculos. No entanto, a partir dos 25 anos, nosso corpo começa a reduzir sua produção gerando a perda dessa proteína e dando início ao processo de envelhecimento.
Segundo o portal ‘Veja’, após os 50 anos, o corpo passa a perder colágeno em um ritmo muito maior, principalmente nas mulheres devido às alterações hormonais da menopausa. Com menos produção, os sinais começam a aparecer de maneira mais acentuada com rugas profundas e flacidez na pele. Apesar de ser um processo natural, existem algumas atitudes que acentuam a perda do colágeno.
Maus hábitos relacionados à alimentação e à prática de exercícios físicos afetam significativamente a produção de colágeno. Segundo a médica dermatologista Francini Belluci, estresse, ingestão de açúcar, alimentos ultraprocessados, consumo de cigarros e bebidas alcoólicas são fatores que contribuem para a redução acelerada da proteína.
10 hábitos que contribuem para a perda de colágeno
1 – Exposição excessiva ao sol:
A exposição prolongada ao sol sem proteção adequada, como o uso de protetores solares ou roupas com proteção, causa danos à pele devido à radiação ultravioleta (UV).
metropoles
Outras Notícias
Marcos Wéric, Karla Alencar e nova diretoria da API-PB são empossados, nesta sexta
Gastos sem comprovação documental acarretam a gestor de Cacimba de Areia débitos de R$ 300 mil
João Azevêdo apresenta potencialidades de investimentos da Paraíba e do Nordeste em Fórum de Governança, na Bahia