O Hospital Geral de Mamanguape, unidade integrante da rede hospitalar estadual, superou a marca de 2 mil procedimentos cirúrgicos eletivos realizados este ano na unidade por meio do programa Opera Paraíba, programa criado pelo Governo da Paraíba para facilitar o acesso da população e reduzir o tempo de espera por uma cirurgia. Foram, no total, 2.023 procedimentos, sendo realizadas cirurgias de hernioplastia, colecistectomia, histerectomia, perineoplastia, laqueadura, próteses de joelho, próteses de quadril, artroscopias de joelho, tratamentos cirúrgicos para lesões das articulações de ombro e joelho, bem como cirurgias oftalmológicas para tratamento de catarata e pterígio.
A paciente Cleoneide Rocha, de 42 anos, moradora de Mamanguape, foi uma das beneficiadas com uma cirurgia ortopédica. Ela começou a sentir dores no joelho direito após uma jogada em um treino de futebol. O diagnóstico médico foi de rompimento do ligamento cruzado anterior, com indicação cirúrgica. Para voltar a jogar, ela conta que resolveu encarar a operação.
“Eu nunca fiz cirurgia ortopédica, porém eu já tinha a vontade de voltar a jogar, aí fiquei sabendo do Opera Paraíba e me cadastrei. Fui atendida no Hospital Geral de Mamanguape, fiz minha cirurgia e só tenho a agradecer por tudo o que fizeram por mim. Em breve acredito que vou poder voltar a jogar,” relatou.
Em 2023, a unidade já tinha realizado cerca de mil cirurgias por meio do programa, contemplando toda a população do Vale do Mamanguape. De acordo com o diretor-geral do hospital, Rodrigo Oliveira, os números reforçam o compromisso da gestão em promover saúde e bem-estar aos paraibanos, ao mesmo tempo em que contribui para agilizar a fila de espera.
“Com grande emoção e alegria hoje celebramos mais de 2 mil procedimentos cirúrgicos no ano de 2024, e somando-se com ano de 2023, temos mais de 3 mil procedimentos executados no Hospital Geral de Mamanguape, todos realizados pelo maior programa de cirurgia do país, o Opera Paraíba. Esse é um marco que simboliza como a instituição hospitalar se torna um pilar fundamental para a saúde da nossa região,” pontuou.
Os pacientes atendidos no Hospital Geral de Mamanguape são de 11 municípios da região, cadastrados no Opera Paraíba por meio das secretarias municipais de saúde ou pelo endereço eletrônico operaparaiba.pb.gov.br. Para participar do programa, além de estar inscrito, é necessário ter indicação da necessidade de cirurgia.
Outras Notícias
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro; Reunião com a equipe técnica será em Brasília
Infecção por HIV em transplantes é investigada no Rio; Secretaria de Saúde e Cremerj abriram sindicância
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas