Com as festas de fim de ano se aproximando, a procura por métodos que façam perder peso em pouco tempo aumenta. Essa circunstância abre espaço para que muitas pessoas adotem dietas restritivas e sem prescrição profissional. Dessa forma, pode acontecer o que se conhece por efeito sanfona.
Este fenômeno ocorre quando o indivíduo inicia uma dieta rigorosa, cortando grupos de alimentos mais calóricos, mas que ainda assim são essenciais para as atividades metabólicas.
É o caso dos carboidratos, vistos como vilões pelo senso comum. Assim, após um período de restrição, há uma perda de peso considerável. Entretanto, ao voltar para os antigos hábitos alimentares, esse peso se recupera ou até mesmo aumenta.
Por isso, quando o objetivo é a perda de peso saudável e a longo prazo, o ideal é buscar uma orientação especializada. As dietas de emagrecimento feitas por nutricionistas levam em consideração fatores importantes para o corpo humano. Um plano alimentar deve conter variedades de alimentos, prezando sempre pela riqueza de nutrientes.
Para quem busca perder peso, o segredo é adotar uma rotina de alimentação em déficit calórico. Consumir menos calorias do que se gasta diariamente é a chave para obter sucesso no emagrecimento. Por isso, saber fazer boas escolhas alimentares e priorizar comidas com baixa densidade calórica é o ideal.
Dicas para emagrecer de vez
O emagrecimento é um processo que exige uma mudança de hábitos. Apesar da alimentação ser o principal fator que influencia no peso, existem outras medidas que se pode adotar. Confira abaixo alguns métodos que vão te auxiliar a perder peso de maneira saudável.
1. Ajuste sua rotina de sono
Os hábitos noturnos são de extrema importância para o funcionamento ideal do corpo. Por isso, o indicado é estabelecer uma rotina de sono regular e de qualidade.
2. Não tenha medo de comer
No processo de emagrecimento não é necessário que o indivíduo coma pouco. O segredo para uma dieta efetiva é saber escolher os alimentos e ajustar as quantidades de acordo com os objetivos e condições de saúde.
De acordo com o personal trainer Leandro Twin, muitas pessoas acreditam que parar de consumir carboidratos trará resultados mais rápidos. “Ao começar uma dieta com mais ou menos 2 g/kg de proteína, 2 g/kg de carboidrato e 1 g/kg de gordura, você tem a presença do carboidrato, que gera queima de gordura com muito mais controle de apetite”, esclarece o treinador.
metropoles
Outras Notícias
Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro; Reunião com a equipe técnica será em Brasília
Infecção por HIV em transplantes é investigada no Rio; Secretaria de Saúde e Cremerj abriram sindicância
Anatel divulga lista com 2.027 páginas de bets a serem bloqueadas