“Hoje tem espetáculo” é o tema da nova exposição do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, localizado na Praça da Independência, no Centro da Capital paraibana. O evento foi aberto, nessa quarta-feira (13), e prossegue até o dia 27 de fevereiro do próximo ano. Nesse período, os visitantes vão ter a oportunidade de mergulhar no universo do circo por meio de uma exposição especial de artesanato sobre o tema, com curadoria de Dadá Venceslau e Geolagens de Oliveira.
A exposição, que vai inclusive contemplar as férias escolares, promete encantar crianças e adultos com uma grande diversidade de peças, em suas mais variadas tipologias, proporcionando uma experiência imersiva e culturalmente rica no universo circense, reunindo a criatividade e a inspiração de cerca de 40 artesãos.
A gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, ressaltou a qualidade do trabalho coletivo dos artesãos que participam da exposição. “Esse trabalho coletivo vai oferecer aos nossos visitantes um ambiente lúdico, com peças de muita qualidade, feitas com muita inspiração. ‘Hoje tem espetáculo’ é, antes de tudo, uma exposição que simboliza o momento vivido pelo artesanato paraibano, que é de união, em que todos somam esforços. E essa é a orientação repassada pelo governador João Azevêdo e pela nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins”, destacou Marielza.
O diretor do Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa, Fábio Morais, evidenciou que um dos objetivos da exposição é despertar a memória afetiva dos visitantes. “É muita gente que viveu ou que vivencia o universo do circo. É uma exposição extremamente colorida, com a presença de artes visuais, são várias telas que mostram cenários e outras referências do universo circense – a maior parte dos artistas é paraibana, mas também tem a participação de artesãos de outros estados”, comentou.
São cerca de 50 peças artesanais que retratam a cultura circense em suas mais diversas tipologias: papietagem, sucata, madeira, barro, crochê e tecido bordado, entre outras.
Um dos curadores da exposição, Geolagens, há anos traz o universo do circo em suas memórias. “Como sou sertanejo e participei muito dos circos que chegavam a Santa Luzia, minha cidade, Patos e São Mamede, por exemplo, é um universo que faz parte da minha memória: os palhaços, os malabares. Então, a partir dessa minha memória afetiva, nós convidamos aproximadamente 40 artesãos para essa exposição, trabalho que resultou em cerca de 50 peças nas suas diversas tipologias”, contou.
“Os visitantes vão ficar encantados com essa exposição, porque ela está colorida, lúdica, bonita, com cada peça mais interessante que a outra. E, para os artesãos, foi um desafio, porque nós convidamos santeiros, por exemplo, e pedimos para que eles fizessem um palhaço, ou uma cena circense. A grande maioria topou o desafio. Quando você contemplar um santeiro, de Santa Luzia, chamado Fernando Clavinote, que faz divinos, e observar o palhaço que ele montou, é de emocionar”, adiantou Geolagens.
Serviço:
Exposição “Hoje tem espetáculo”
Período: 13 de novembro de 2024 a 27 de fevereiro de 2025
Horário de visitação: das 9h às 17h (de terça a domingo)
Agendamento (só para escolas): (83) 9 91218811
Entrada: gratuita
Endereço: Praça da Independência, n° 56 — Centro
Outras Notícias
João Azevêdo prestigia posse de ministro Vital do Rêgo Filho na presidência do TCU
João Azevêdo tem audiências em Ministérios para tratar de investimentos em turismo, saúde, segurança hídrica e agricultura
Veja o calendário de pagamento do IPVA em 2025, na Paraíba