Dez recém-nascidos morreram e outros 16 ficaram feridos após incêndio em uma UTI neonatal na cidade de Jhansi, em Uttar Pradesh, no norte da Índia. O fogo começou na noite de sexta (15) no Maharani Lakshmibai Medical College. Imagens mostram camas e paredes carbonizadas.
Cinquenta e quatro recém-nascidos estavam internados na UTI. Os bebês resgatados foram colocados lado a lado em uma cama em uma ala segura do hospital. Segundo o superintendente Gyanendra Kumar Singh, 16 estão em estado grave.
Do lado de fora do hospital, parentes angustiados aguardavam notícias. “Meu filho se foi para sempre”, chorava uma mãe, segundo relato da AFP. Autoridades contaram à mídia local que o fogo começou em uma máquina de oxigênio com defeito. A alta concentração de gás combustível ajudou o fogo a se espalhar rapidamente.
O hospital passou por auditoria de segurança e treinamento de incêndio no início do ano. O vice-ministro-chefe do estado, Brajesh Pathak, disse que ações rigorosas serão tomadas contra os responsáveis se alguma falha for identificada nas investigações. “Ninguém será poupado”.
O primeiro-ministro Narendra Modi lamentou as mortes “de partir o coração” em mensagem no X. O ministro-chefe de Uttar Pradesh, Yogi Adityanath, anunciou uma indenização de 500 mil rúpias (cerca de R$ 34 mil) às famílias.
A tragédia ocorreu seis meses após um caso similar em um hospital pediátrico de Nova Délhi, onde morreram seis recém-nascidos. Os incêndios são frequentes na Índia devido ao estado de conservação ruim dos edifícios, superlotação de descumprimento das normas de segurança.
Outras Notícias
João Azevêdo tem audiências em Ministérios para tratar de investimentos em turismo, saúde, segurança hídrica e agricultura
Veja o calendário de pagamento do IPVA em 2025, na Paraíba
Polícia prende suspeitos de golpe contra aposentados que fraudou mais de R$ 400 mil na Paraíba