Todas as regiões do país estão sob aviso de pancadas de chuvas intensas e rajadas de vento nesta quinta-feira (3/4), de acordo com o Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet).
O órgão emitiu três alertas, dois de “perigo” e um de “perigo potencial”, de precipitações e ventos intensos atingem 23 estados do Brasil, com exceção do semiárido nordestino, parte da faixa litorânea e de trechos do Centro-Oeste.
A evolução da entrada de uma massa de ar frio e seco garante a continuidade das chuvas no Sul, em São Paulo, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Uma chuva com características de pancadas, com rajadas e trovoadas. Já no Norte, é preciso olhar para o Amapá, com a possibilidade de acumulados significativos.
Avisos meteorológicos
Os informes na escala laranja, de “perigo”, indicam chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h no Sudeste, especialmente no Rio e em São Paulo. Além do Paraná, no Sul, e do Acre e do Amazonas, no Norte, que também amanhecem em estágio de atenção.
O órgão veiculou ainda um alerta de “perigo potencial”, em menor escala, que preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, que percorrem todo o Norte, passam por boa parte do Sul, Centro-Oeste e ainda afetam algumas localidades do Nordeste e seu litoral. A exceção, por lá, fica a cargo de Sergipe e da Bahia.
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Confira:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Metropoles
Outras Notícias
Peixes apodrecidos são descartados na rua em Pilar
Pacientes relatam sintomas de intoxicação alimentar provocada pelo peixe distribuído pela prefeitura de Pilar
Pacientes lotam a UPA de Pilar com sintomas de intoxicação alimentar