O governador João Azevêdo inaugurou, na tarde desta quarta-feira (30), a nova sede da Farmácia Especializada da Paraíba — o complexo substitui o antigo Cedmex e agora abriga outras farmácias, incluindo o Núcleo de Assistência Farmacêutica para Prestação Judiciária e a Farmácia Especializada para transplantados e pessoas com doença renal crônica. Assim, os serviços passam a funcionar no mesmo endereço — a Rua Borja Peregrino, 181, no Centro de João Pessoa —, facilitando o dia a dia de pacientes que precisam ter acesso a medicamentos e à assistência farmacêutica especializada.
A importância da entrega da nova Farmácia Especializada da Paraíba à população está em números. Apenas em 2024, foram realizados mais de 2,2 milhões atendimentos, com a dispensação de mais de 6,4 milhões de unidades farmacêuticas, o que inclui cápsulas, comprimidos, seringas e ampolas, entre outros. Já os investimentos na dispensação desses medicamentos ultrapassam os R$ 70 milhões — entre recursos próprios e do Governo Federal.
Funcionamento — A Farmácia Especializada da Paraíba vai funcionar das 8h às 15h (sem fechamento para o almoço) para a entrega de fichas, assim como a Farmácia Especializada para transplantados e pessoas com doença renal crônica — já a partir desta segunda (5).
Já o funcionamento do Núcleo de Assistência Farmacêutica para Prestação Judiciária será das 8h às 12h; e das 13h às 16h.
A Farmácia Especializada da Paraíba abrange a 1ª e a 14ª Região de Saúde, totalizando 18 municípios: Alhandra, Baía da Traição, Caaporã, Cabedelo, Capim, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Lucena, Marcação, Mataraca, Pedro Régis, Pitimbu, Riachão do Poço e Rio Tinto.