Muito mais do que uma forma de transmitir alegria, o sorriso pode ser uma fonte de felicidade quando bem cuidado. Mas o contrário também pode acontecer e trazer problemas de autoestima. Neste sábado (8), Dia da Alegria, o cirurgião-dentista da Hapvida Interodonto, Matheus Sebe, aponta a relação entre cuidados dentários e autoconfiança.
O dentista ressalta que pessoas inseguras com seu sorriso costumam se retrair e até evitam sorrir. Esse comportamento pode afetar a relação com colegas, familiares e amigos, além de minar a forma de se enxergar e lidar consigo mesmo. Por outro lado, estar à vontade com seu sorriso e dentes pode ajudar na sensação de bem-estar.
“Quando você tem confiança no seu sorriso, você se sente melhor consigo mesmo. E essa confiança te leva a abrir portas para as suas relações com as pessoas, pois eleva a sua autoestima”, detalha.
Sebe destaca o papel do dentista e orienta que, além do interesse estético, as pessoas também busquem um especialista com o objetivo de cuidar da saúde bucal como um todo, já que boa higiene atua na prevenção de uma série de doenças que afetam todo o corpo.
“Se você já percebeu que tem algo no seu sorriso que te incomoda e que você queira fazer mudar, procure um profissional dentista para que possa te elencar esses problemas e também aqueles que não são tão visíveis, mas que podem te ajudar a devolver a sua confiança e a sua saúde bucal”, ressaltou.
Saúde bucal – Além de causar mau hálito, cáries, gengivite e favorecer a proliferação de bactérias, uma má higiene bucal pode estar associada a condições como doenças cardiovasculares, diabetes mal controlada e complicações na gravidez.
Outras Notícias
Polícia Militar apreende mais de 52 tabletes de maconha e munições de fuzil na Capital
Empresário é sequestrado, e criminosos pedem R$ 50 milhões de resgate, na Paraíba, diz polícia
Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral