Para ser um bom estudante, é preciso dedicação, disciplina e… resiliência!

Muitos tentam descobrir a fórmula para ser um estudante nota 10.

Logicamente, não conseguem. Não existe fórmula pronta a não ser para o bolo que a sua avó fazia e que ela deixou a receita para a família. O percurso de aprendizagem é diferente para cada pessoa, sendo preciso o autoconhecimento para entender a forma como se aprende. Entretanto, é possível criar bons hábitos para que os resultados da aprendizagem sejam efetivos e duradouros no contexto do significado que os saberes escolares precisam promover.

O primeiro hábito é a dedicação. Dedicar não significa viver para estudar. É preciso que sejam estabelecidas prioridades no dia a dia e estudar deve ser uma delas. A organização dos estudos em planos e organogramas
auxilia na revisão dos estudos por áreas, ampliando o tempo e facilitando a compreensão de assuntos mais complexos.

O segundo hábito é a disciplina. Sabe aquela desculpa de que “eu amanhã estudo isso”? Bom, se você quer ter sucesso em seus estudos, esqueça a procrastinação! É preciso que você tenha disciplina com você e com os seus estudos. Organize seu tempo, dá para você fazer tudo que gosta. Lembre-se de que estudar não deve ser sinônimo de castigo nem de algo obrigatório. Para que a aprendizagem seja significativa, você precisa ter prazer em estudar.

O terceiro hábito é a resiliência. Nem sempre teremos sucesso. O fracasso faz parte da aprendizagem. Dizem que é com os erros que aprendemos.

Pode até ser… mas os acertos também trazem importantes aprendizagens! O essencial é assumir uma postura de resiliência diante das possíveis frustrações na sua trajetória acadêmica. Aquela nota do ENEM que não foi tão boa… os 4 pontos que faltaram na prova do concurso ou até mesmo a entrevista para o
Mestrado que não rolou. Precisamos da resiliência para continuar e estudar é algo contínuo. Somos seres inteligentes, dotados de processos cognitivos complexos e interligados.

Nem tudo são flores. Também existem os espinhos! Por isso, planeje-se.
Busque compreender a melhor forma de aprendizagem para você! Depois é só se dedicar, ser disciplinado e resiliente. Você tem tudo para chegar aonde você quiser!

Psicoped. Augusto Bezerra
Psicopedagogo Clínico / Terapeuta ABA
CBO: 2394-25
Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Análise do
Comportamento Aplicada ao Autismo – ABA