Tempero popular reduz o açúcar no sangue e acelera o metabolismo

canela, uma especiaria obtida a partir da casca de várias espécies de árvores do gênero Cinnamomum e que pode ser usada tanto em alimentos doces quanto salgados, tem outra utilidade pouco conhecida. Além de tempero, apresenta benefícios para o tratamento de pré-diabéticos., conforme aponta um novo estudo.

Publicada no American Journal of Clinical Nutrition, a pesquisa revela que a canela está associada à redução do açúcar no sangue. No total, 18 participantes com sobrepeso ou obesidade participaram do ensaio randomizado.

O experimento

Os participantes da pesquisa ficaram duas semanas com uma dieta “bege” com baixo teor de polifenóis, substâncias do tipo de polímeros, que desencadeiam atividades antioxidantes, antivirais e cicatrizantes.

Além dos polifenóis, a dieta era composta por carboidratos simples e não continha canela. Metade dos participantes consumiu suplementos diários totalizando 4 gramas da especiaria, enquanto o grupo placebo tomou o carboidrato maltodextrina por quatro semanas.

Pixabay
A canela tem múltiplos benefícios

Na segunda fase, os indivíduos ficaram duas semanas sem consumir qualquer suplemento para que, na sequência, os grupos fossem trocados.

Resultados

Os pesquisadores usaram glicosímetros, dispositivo de monitoramento contínuo de glicose, para medir o sangue dos participantes. As verificações eram realizadas a cada 15 minutos.

Segundo o estudo, aqueles que consumiram canela tinham níveis e picos de glicose no sangue mais baixos do que aqueles que tomaram o placebo.

Breno Esaki/ Agência SaúdeNa imagem colorida, alguém segura um aparelho de diabets
A glicose frequentemente alta e sem tratamento pode evoluir para diabetes

Os pesquisadores ainda usaram os testes orais de tolerância à glicose como outra forma de verificação. As testagens eram feitas quatro vezes ao dia, em quatro momentos diferentes, e não mostraram diferença entre os dois grupos. A explicação seria o próprio monitoramento contínuo, que é mais sensível, segundo os autores do estudo.

Breno Esaki/Agência Saúde DFaparelho

Apesar das positivas conclusões, especialistas não envolvidos no estudo levantaram preocupações sobre o uso do carboidrato maltodextrina, dizendo que ele poderia “causar uma resposta glicêmica” e “acentuar a diferença” entre os grupos, de acordo com publicação no Medical News Today. Por isso, eles apontam que são necessários mais estudos usando um placebo que não afete o açúcar no sangue.

Outro benefícios

A canela traz múltiplos benefícios à saúde pelas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas. Estudos diferentes apontam sua relação com a prevenção de doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Chá de canela em pau melhora a sensibilidade insulínica

Devido às ótimas quantidades de cinamaldeído na composição, um composto que promove o aumento do metabolismo e melhora a concentração, essa especiaria também ajuda a melhorar a disposição física e mental e estimula a queima de gordura corporal.

metropoles