Alguns alimentos possuem uma composição tão nobre no que diz respeito aos nutrientes que são chamados de “anti-idade”. Dessa forma, eles conferem benefícios contra o envelhecimento do organismo em todas as esferas — não apenas na pele, como em outros órgãos e tecidos.
A característica básica desses alimentos, responsável por essa vantagem, se deve à densidade de compostos antioxidantes presentes neles. O processo de envelhecimento ocorre pela oxidação celular, provocada pelos radicais livres. Os antioxidantes, por sua vez, neutralizam esses radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento precoce.
O consumo ao longo de uma vida ajuda na saúde e na prevenção de doenças. Contudo, após os 50 anos, com as transições hormonais e a desaceleração metabólica, o consumo de nutrientes nobres se torna primordial para um envelhecimento saudável.
Quando consumidos regularmente, além de proteger o organismo, esses alimentos irão ajudar na prevenção de processos inflamatórios. Vale pontuar que os chamados “anti-idade” funcionam, contanto que estejam incluídos dentro de um contexto maior, ou seja, com um plano alimentar saudável e a prática regular de atividade física.
Além disso, os hábitos de não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas também interferem diretamente na ação dos alimentos saudáveis. Uma vez que esses hábitos geram prejuízos à saúde, quando em um contexto saudável, os alimentos em questão nos permitem envelhecer da melhor forma possível, por meio de um processo fisiológico, e não acelerado por substâncias tóxicas.
Diante disso, os alimentos que podem ser bons aliados são:
Fontes de vitamina A:
Cenoura, manga, cuscuz, mamão, goiaba vermelha e outros alimentos alaranjados e vegetais verde-escuros. Ricos em carotenóides, além de antioxidantes, ainda fortalecem o sistema imunológico.
Vitamina E:
Poderosa antioxidante, ela auxilia na proteção das membranas celulares. Está presente em alimentos fontes de gorduras como amêndoa, avelã, amendoim, castanha do pará, ovo e abacate.
Vitamina C:
Essa vitamina é uma excelente aliada da produção de colágeno, mas também protege contra os efeitos nocivos dos raios solares. A vitamina C está amplamente presente em frutas cítricas como limão, acerola, abacaxi, kiwi, couve-flor e outros.
Além desses nutrientes, vale a inclusão de alimentos fontes de zinco, como carnes, amendoim, peixes e frutos do mar. Também o selênio, presente nas castanhas, principalmente a castanha-do-pará, ovos, peixes e frutos do mar e, por fim, o ômega-3, presente nos peixes como salmão, atum e sardinha e grãos como linhaça e chia.
metropoles
Outras Notícias
Mira “Já tenho homens lá”, disse jovem preso após plano de atacar Brasília Lucas
Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA e prêmio Nobel da Paz, morre aos 100 anos
Portaria federal define dez feriados nacionais e oito pontos facultativos em 2025; veja as datas