Biografia mostra o lado humano de Madonna, diz autora

Não é a toa que Madonna é chamada de “Rainha do Pop”. Com uma carreira notável, números que marcam a história da música e canções que ressaltam a liberdade feminina e a sexualidade, a artista domina a indústria há 4 décadas. Sempre sob os holofotes, Madonna segue despertando a curiosidade dos fãs, que se renovam, assim como a própria artista. Agora, às vésperas de novo show no Brasil, fãs terão oportunidade de vê-la a mulher por trás do ícone mundial.

Mary Gabriel faz em Madonna: Uma Vida Rebelde, que chega ao Brasil pela editora BestSeller, selo do Grupo Record, um relato impactante sobre a vida de uma das maiores artistas do mundo. Elencando a obra como “a mais difícil de sua carreira”.

“Todos pensamos que conhecemos Madonna, mas, para a maioria das pessoas, a Madonna que conhecem é uma mulher sobre quem leram nas manchetes – seus namorados, seus escândalos, sua aparência. Em outras palavras, Madonna a celebridade, mas não Madonna a mulher e artista. Propus-me a descrever essa Madonna, o que significava que eu tinha que começar do zero para recriar sua vida”, avalia a escritora.

A escritora ainda contou que Madonna não estava pronta para uma biografia e, por isso, negou suas tentativas de entrevista. Mesmo assim, Mary seguiu com o projeto e mergulhou em torno de entrevistas, músicas, vídeos e fofocas da artista pop por cinco anos.

Madonna apresentou ao mundo as formas de arte underground que amava e apresentou esses artistas underground ao mundo, assim como apoiou pessoas que, por causa do preconceito, eram forçadas a viver suas vidas nas sombras. Ela lançou luz sobre eles.

Mary Gabriel

Madonna: Uma Vida Rebelde estreia no Brasil em 22 de abril, às vésperas do show gratuito que a artista fará na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Veja a entrevista completa:

Você escolheu a rainha do pop para apresentar ao mundo sua história detalhada. Imagino que não tenha sido uma missão fácil. Quanto tempo demorou para produzir este livro? E como foi retratar tanto da vida de Madonna em suas páginas? Pelo que entendi, não temos a contribuição de Madonna na biografia. Foi uma escolha editorial, uma recusa da sua parte em colaborar, conflitos de agenda…?

Mary Gabriel: Este é o meu quinto livro e, de muitas maneiras, foi o mais difícil. Nunca antes escrevi sobre uma pessoa viva – meus livros anteriores eram sobre Karl Marx, pintores expressionistas abstratos, a primeira mulher a concorrer à presidência dos EUA (em 1872). Escrever sobre uma artista viva, e de tamanha estatura como Madonna, apresentou tantos desafios inesperados.

Talvez o mais difícil tenha sido que escolhi escrever sobre alguém sobre quem quase todo mundo tem uma opinião. Todos pensamos que conhecemos Madonna, mas para a maioria das pessoas, a “Madonna” que conhecem é uma mulher sobre quem leram em manchetes – seus namorados, seus escândalos, sua aparência. Em outras palavras, Madonna a celebridade, mas não Madonna a mulher e artista. Propus-me a descrever essa Madonna, o que significava que eu tinha que começar do zero para recriar sua vida.

Em seguida, surgiu a questão do acesso. Madonna não concordou com uma entrevista. Descobri depois de já ter começado meu livro que ela não estava pronta para uma biografia. Minha escolha naquele ponto era abandonar o projeto ou tratá-la como tratei todas as outras pessoas sobre as quais escrevi – como uma importante figura cultural que examino de longe. Isso significava vasculhar arquivos e ler tudo o que eu pudesse encontrar que tivesse sido escrito sobre ela em jornais, revistas e livros. Também li tudo o que pude sobre as pessoas que foram mais importantes em sua vida e carreira, para entender a influência delas sobre ela. Visitei os lugares onde ela morou para ver como eles afetaram seu trabalho. Entrevistei qualquer pessoa que falasse comigo e ouvi entrevistas com o máximo possível de seus associados que pude encontrar. Finalmente, ouvi centenas de entrevistas de Madonna, ouvi sua música, assisti a seus vídeos e filmes. Em geral, mergulhei no mundo de Madonna por cinco anos.

No final, embora eu adorasse falar com Madonna pessoalmente, cheguei a acreditar que consegui apresentar um retrato verdadeiro desta artista incrivelmente complicada permitindo que o leitor ouvisse o que Madonna e seus associados disseram sobre ela na época. Por exemplo, o que Madonna, aos vinte e seis anos, diz sobre sua carreira é muito diferente do que Madonna, aos sessenta e cinco anos, lembraria sobre sua vida no início. Acredito que o leitor se beneficia ao ouvir Madonna em vários momentos para que possa vivenciar seu crescimento ao lado dela, entender suas preocupações e ver como ela mudou como pessoa e como artista. Também tentei, tanto quanto possível, colocar sua vida e trabalho em contexto histórico e social, para que saibamos o que estava acontecendo ao seu redor e o que ela estava reagindo e contra o que estava lutando.

Acredito que há sempre uma linha tênue entre apresentar as celebridades de uma forma positiva ou negativa e de uma forma honesta. Afinal, são artistas queridos, mas também cometem erros. Esses “momentos negativos” de Madonna também estão representados?

Quando comecei este livro, não era uma fã da Madonna. Eu a apreciava como uma figura cultural de grande importância global e me propus a descrever sua vida para que os leitores pudessem entender seu trabalho. No processo, não ignorei o que algumas pessoas poderiam interpretar como erros que ela cometeu ou defeitos de caráter. Algumas dessas críticas a acompanharam ao longo de sua carreira: que ela é excessivamente ambiciosa, que abandona amigos quando não precisa mais deles, que é obcecada por fama ou carreira, que usou homens para “se dar bem”, que sexualizou o mundo pop em detrimento das mulheres, que explorou movimentos underground para melhorar sua carreira. Abordei tudo isso, mas também cheguei a ver que grande parte das críticas era menos um reflexo de Madonna do que da própria sociedade.

Por exemplo, se Madonna fosse uma estrela pop masculina, ela não teria sido acusada de ser excessivamente ambiciosa ou obcecada por carreira. Seus contemporâneos Michael Jackson ou Prince já foram acusados disso? Houve momentos em sua vida em que ela terminou amizades, mas por que as mulheres precisam ser constantes? No mundo real, ao contrário do mundo idealizado de como as mulheres deveriam se comportar, os relacionamentos vêm e vão, sejam eles amigos ou amantes. E quanto ao uso de homens, as pessoas que a conheciam melhor (em vez daquelas que escreviam as manchetes sensacionalistas) afirmavam enfaticamente que esse não era o caso. Madonna não subiu uma escada de amantes até o topo, ela era completamente autossuficiente, autoempoderada e autodirecionada. Também achei que a acusação de que ela apropriava culturas underground e as tornava suas próprias era equivocada.

Apesar de ser uma estrela pop (rótulo atribuído a ela), Madonna, a artista, veio do underground de Nova York no início dos anos 1980. Ela fazia parte de uma cena do centro da cidade que vivia completamente fora da sociedade, criando novas formas de música, dança, cinema e escrita. Conforme crescia como artista, os submundos continuaram a alimentar seu trabalho, mas ela não reivindicava tê-los criado. Ela os celebrava e apoiava as pessoas que os criaram. Madonna apresentou ao mundo as formas de arte underground que amava e apresentou esses artistas underground ao mundo, assim como apoiou pessoas que, por causa do preconceito, eram forçadas a viver suas vidas nas sombras. Ela lançou luz sobre eles.

A parte mais complicada da história de Madonna, em minha opinião, é sua apresentação da sexualidade das mulheres. A mensagem de Madonna era que mulheres e meninas deveriam ser quem quisessem ser, fazer o que quisessem fazer, se vestir como quisessem se vestir. Era uma decisão delas, não da sociedade. A mensagem era de absoluta liberação. Mas a indústria do entretenimento embalou, comercializou e revendeu essa ideia como puramente sexual. Não era mais sobre liberdade, era sobre ser atraente, da maneira mais tradicional e repressora. Nos Estados Unidos, pelo menos, acredito que levou duas décadas para se recuperar dessa mensagem da indústria e para as jovens voltarem a pensar que seu valor próprio não se baseava principalmente em seu apelo físico. A mensagem de Madonna era boa, mas foi usada para promover alguns fins muito negativos.

E por que você escolheu contar a história da Madonna? Pergunto porque, felizmente, não nos faltam ícones do pop.

Escolhi escrever sobre Madonna porque havia acabado de terminar um livro sobre cinco pintoras em Nova York, e queria continuar a escrever sobre artistas mulheres. No entanto, temia que eu estivesse me repetindo se continuasse no domínio da pintura. Na época em que estava procurando por um novo tema, me deparei com o discurso de Madonna ao ser nomeada Mulher do Ano pela Billboard em 2016. Nele, a estrela pop feminina mais poderosa do planeta disse: “Estou diante de vocês como um tapete.” Ela prosseguiu descrevendo a luta que teve e os passos que acreditava que poderiam ser tomados para garantir que outras jovens mulheres não repetissem o mesmo.

O discurso foi surpreendentemente honesto e sincero, e percebi que não sabia nada sobre ela. Comecei a olhar para o trabalho de Madonna e a ler o que havia sido escrito sobre ela. Concluí que ela era o tema que eu estava procurando. Meu livro anterior terminava em 1959. Madonna nasceu em 1958. Ela era filha daquela geração anterior. Ela representava para onde uma artista mulher foi após os anos 1950, passando pela liberação (assim chamada) dos anos 1960, o feminismo da Segunda Onda dos anos 1970 e a crise da AIDS dos anos 1980.

O que descobri foi que ela não apenas viveu esses tempos, mas a partir dos anos 1980, ela foi uma grande catalisadora de mudanças. Existem poucos lugares no mundo que não foram afetados por Madonna. Eu acredito – agora sei – que ela é uma dessas artistas muito raras cujo trabalho mudou o mundo.

Houve alguma descoberta, algum momento sobre o artista, que te marcou profundamente, que te impressionou?

Claro, eu saí do projeto amando o trabalho de Madonna – tanto o mais antigo quanto o mais novo. Também saí do projeto com um enorme respeito por ela como artista; seu trabalho pode ser interpretado em tantos níveis e é muito mais complexo do que lhe é creditado. Também fiquei surpreso com a extensão de seu ativismo político e o quanto a política informa seu trabalho há décadas, assim como seu compromisso com a filantropia. Mas acho que o aspecto da vida de Madonna que mais me surpreendeu foi sua pura coragem.

Em nenhum momento de sua vida ela optou pelo caminho fácil. Ela escolheu o caminho que precisava seguir como artista. As críticas que enfrentou, e continua enfrentando, eram esmagadoras, cruéis e contínuas. E ainda assim, apenas uma ou duas vezes em sua carreira ela alterou seu curso para evitá-las – e essas vezes não foram para proteger a si mesma, mas para proteger seus filhos. Acho que, quando olhamos para a vida de Madonna, é impossível não ficar admirado com sua força. Seria raro para um homem, mas para uma mulher é verdadeiramente notável.

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