Grupo Paulino e de João Azevedo se encontram em nome das Oposições de Guarabira.

O Sextou Político em Guarabira (10/05), na Câmara de Vereadores, grande número de políticos estaduais e da região de Guarabira, se reuniram para definir a aliança entre o PSB e o Republicanos como uma clara definição de unidade e luta.
O Republicanos em Guarabira passou a ser presidido por Raniery Paulino, o advogado Bruno Deril, Danillo Ribeiro e outros, assim como no mês passado, o PSB de Guarabira passou a ser presidido por Dr. Wellington, que fizeram parte dessa primeira mesa pública que simbolizou a Unidade das Oposições.
Não foi uma convenção, mas teve o espírito festivo de grandes convenções partidárias. Pois se reuniram as lideranças do PSB e do Grupo Paulino que ampliaram a base do Partido Republicanos em Guarabira.
As Presenças de Roberto Paulino, Hugo Mota, Ranieny Paulino, Fátima Paulino, Teotônio, Neide, Zé  do Empenho, Beto Meireles e quase toda a base política do PSB do governador João Azevedo, além de convidados do PT, PDT, PV, Avante, Cidadania de Guarabira, elevado número de ex-integrantes do MDB local, entre outros.
Sobre a aliança com mais partidos, basta lembrar que o governador João Azevedo conseguiu aliança com 12 partidos,  e se em parte, isso se repetir em Guarabira, será impactante, pois com apenas duas candidaturas para prefeitura muda tudo.
Os balões coloridos com cores vermelhas, brancas, laranjas, amarelas e azuis deram o tom que representavam diferentes legendas partidárias, se preparando para o pleito vindouro.
A Oposição Unida poderá virar o jogo político em Guarabira, pois com a morte de Zenóbio Toscano, depois de duas eleições, o terceiro mandado do grupo Toscano com o Prefeito Marcos Diogo, primeiro como vice-prefeito e depois como prefeito completará 12 anos, nos últimos 6 ou 7 anos, a cidade estagnou e perdeu o rumo, fato que corrobora com o afastamento político de muitos quadros desse grupo.
Pelo número de lideranças politicas de Guarabira e região, com potencial para serem eleitos vereadores, em especial com fortes nomes de mulheres como: Neide de Teotônio, Rossana Emídio, Michele Paulino, Fátima Paulino, Roberta Paulino, Adriana de Severo, entre outras. Além de vereadores como Ramon Menezes, Zé do Empenho, Renato Meireles, Bica, Beto Meireles, Danilo Ribeiro, Dr. Wellington, Josa da Padaria, Célio Alves, Prof. Jr. Rocha, entre outros.

Vale ressaltar a fala do ex-goverdor Roberto Paulino, atual secretário do Estado e que deixou claro o fortalecimento das relações com o governador João Azevedo (PSB), que será um dos  seus candidatos ao senado em 2026, juntamente com Hugo Mota (RP). Essa é a senha para o fortalecimento e unidade das oposições em Guarabira, “o futuro político se projeto agora”.

No caso de Raniery ser o candidato da oposição, se desenham muitas possibilidades, pois sua experiência como deputado federal em Brasília, fortalecerá um mandato de prefeito com portas abertas para o cenário nacional, inclusive para continuarmos pensando em eleger um deputado federal da região, em 2026, realmente preocupado com as nossas questões.
Roberto também deixou claro que qualquer decisão de Raniery, para fortalecer a unificação das oposições terá total apoio, pois esse também é o desejo do governador.
Essa foi outra senha para os especuladores, além de que, foi muito sincero em comentar que ainda existem pequenos ruídos de comunicação, mas ele tem o total interesse em resolver essas questões paróquias, pois entre seu grupo e o do governador João já está tudo resolvido.
Com o apoio declarado do governador João Azevedo, existem plenas condições para candidatos fortes a prefeito e vice-prefeito, ao exemplo do próprio Raniery Paulino, Ramon Menezes, Neide de Teotônio, Dr. Wellington, entre outros nomes.
Posso dizer que nesse grupo político unido, as possibilidades de uma chapa majoritária é mais forte do que a da situação. Digo isso pois nomes como o de Raniery, Ramon, Neide e o próprio Teotônio, podem compor uma oposição decladamente unificada. Inclusive estes são nomes ventilados por muitas pessoas.
Entre os vários discursos, ouvimos a fala da pré-candidata a vereadora Neide de Teotônio (PSB), com a desenvoltura de que também esta preparada para compor a Chapa Majoritária ao lado de Raniery. Mas não vamos especular, pois Neide, Ramon, Raniery, Dr. Wellington e as demais lideranças da oposição já entenderam que o princípio da umidade será o melhor caminho para Guarabira sair desse ciclo de completo retrocesso.
Foram transmitidas mensagens de apoio do Governador João Azevedo, do presidente da Assembléia Legislativa Adriano Galdino e do Secretário de Estado Tibério Limeira. As falas foram todas para Guarabira, finalmente ser  um município aliado do governo estadual e, com esse apoio voltar ao caminho do desenvolvimento, pois tirando as obras e investimentos do governo estadual, Guarabira padece por falta de gestão municipal.
Muita gente dizia que a oposição não se uniria em Guarabira, mas esse encontro foi a demonstração de que as apostas no divisionismo estão descartadas e a Unidade Política já foi definida.
Agora é esperar as convenções e arrisco em dizer que a chapa de pré-candidatos já está pronta e vem com força total. Na verdade, ninguém aguenta mais tanta perseguição e abandono em Guarabira.
Em Guarabira, “pau é pau e pedra é pedra” E todos sabem que a “oposição unida samais será vencida”, pois Guarabira é muito maior do que o seu atual e completo abandono.
Guarabira e seus atuais gestores, em mais de 12 anos, prova o completo isolamento e falta de articulação com o governo do Estado e até mesmo federal, mas só o povo poderá mudar essa direção de retrocesso.

Quando Raniery foi convidado para falar, houve uma verdadeira aclamação ao seu nome para ser o candidato a prefeito da oposição, inclusive com os ex-militantes do MDB que estavam eem peso no encontro.
Raniery disse uma coisa muito importante em sua fala: “Do outro lado da Câmara fica a prefeitura e o grupo que está lá só quer mudar a escalação do time, mas aqui na oposição queremos mudar tudo, pois ninguém aguenta mais o descaso e o desgoverno pelo qual passa Guarabira”.
Outro fato a ser analisado para a política local, talvez o Senador Veneziano (MDB), tenha retirado a sigla do MDB das mãos dos Paulinos, mas as lideranças e os votos continuam na oposição, pois pela aclamação a Raniery e ao Secretário de Estado Roberto Paulino, o verbo é de esperançar por dias melhores para o povo de Guarabira.
Inclusive, ao ser entrevistado por Michele Marques sobre as lideranças do MDB estarem todas no evento, Raniery disse que o Vermelhão estava com ele e que vai lutar para ter arrastão do vermelhão na campanha.
Esse encontro do Republicanos, estava com jeito e características dos encontros do vermelhão, e quando se trata de militância, de povão nas ruas, ninguém segura o vermelhão.
Essa é um demonstração de que, apesar do MDB ter sido entregue a “mãos estranhas”, toda a sua base política continua intacta e pronta para sair as ruas, inclusive contra os que extraíram a legenda das mães de Roberto Paulino.
Por Belarmino Mariano.